terça-feira, 1 de março de 2011

ANIVERSÁRIO DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA ESTADUAL



21 DE FEVEREIRO
ANIVERSÁRIO DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA ESTADUAL WENCESLAU GUIMARÃES


A Estação Ecológica é uma categoria de Unidade de Conservação que privilegia o desenvolvimento da pesquisa científica para que aquele “testemunho” do ecossistema protegido possa ser bem conhecido e que futuramente possa também servir de banco genético.

Estação Ecológica Estadual Wenceslau Guimarães

Criada em 21 de Fevereiro de 1997 (Decreto Estadual Nº 6.228 de 21 de Fevereiro de 1997), ampliada em 19 de Abril de 2000 (Decreto Estadual Nº 7.791 de 19 de Abril de 2000) considerou a enorme diversidade biológica da área da Reserva Florestal de Wenceslau Guimarães – R.F.W.G., o elevado número de espécies endêmicas e a ocorrência de espécies ameaçadas de extinção nos diversos grupos estudados. Destaca-se ainda a importância da área da R.F.W.G. para proteção dos mananciais hídricos da bacia do Rio das Almas, como garantia do abastecimento d’água para a população local e para atividades agropecuárias bem como o fato da referida Reserva integrar o ecossistema da Mata Atlântica e a zona núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida pela UNESCO.

Está localizada no município de Wenceslau Guimarães, inserido na Bacia Hidrográfica do Rio Recôncavo Sul (sub-bacia Rio das Almas ou Jequié). Possui uma área total de 2.418 há, apresenta cobertura vegetal pertencente ao domínio fitogeográfico da Mata Atlântica. Dentre as espécies encontradas nessa área, destacam-se a jacarandá, a sucupira, a peroba, o aderno, pau d’arcos, a jussara, dentre outras. A Estação Ecológica abriga diversos primatas e mamíferos em extinção, a exemplo do tamanduá-mirim, o bicho preguiça, o quaiti e o mico-estrela. Também podem ser encontradas aves raras como o gavião-pombo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário