ESTUDANTE DE WENCESLAU GUIMARÃES VENCE O FACE E O TAL
Um júri de alto nível assistiu a um grande espetáculo artístico protagonizado pelos estudantes das escolas estaduais do Baixo Sul, no último sábado, na AABB de Valença.
Numa promoção do Governo da Bahia, através da Secretaria da Educação/ Direc 5, a quarta edição do Festival Anual da Canção Estudantil (FACE) e a terceira edição do Tempos de Arte Literária (TAL) reuniu caravanas de 14 cidades da região e lotou a Associação Atlética Banco do Brasil. As torcidas organizadas animaram a manhã agitada em que alunos apresentaram músicas e textos literários (poesia, prosa, cordel, etc.) de própria autoria.
A comissão julgadora do TAL foi composta pela poetisa Celeste Martinez; o cineasta e membro do Conselho Estadual de Cultura, Araken Vaz Galvão; poetisa e membro da Academia Valenciana de Educação, Letras e Artes (AVELA), Maria do Perpétuo Socorro; o artista visual e coordenador do Centro de Cultura de Valença, Otávio Mota; médico poeta e contista, Mustafá Rosemberg e pelo médico, poeta, membro fundador da AVELA, Alfredo Gonçalves de Lima Neto. Já os músicos Augusto Moutinho, Déa Vinhas, Clóvis Luz, Vera Lacerda, Emília Fonseca e Nadson Silva foram os jurados do Festival Anual da Canção Estudantil.
Com um jeito simples misturado a uma performance de artista, o aluno Antônio José de Jesus Santos, do Colégio Estadual Nair Lopes Jenkins, de Wenceslau Guimarães, emocionou o público e venceu as duas competições, surpreendendo com a vitória na etapa regional do FACE e do TAL 2011, faturando dois NoteBook. Ele disse: “há pessoas que nem tentam, outras que tentam e desistem, e existem as que persistem e não desistem nunca. Eu não desisti e acreditei que esse momento ia chegar”, disse emocionado. Os segundos colocados das duas competições ganharam NETBOOK e quem ficou em terceiro lugar recebeu uma câmera digital.
A diretora da Direc-05, Flordolina Angélica, está confiante que o Baixo Sul terá voz na etapa baiana, que acontecerá no dia 18 de novembro, em Salvador. “O nível artístico apresentado hoje aqui assegura o celeiro de talentos do Baixo Sul. Agradeço a toda equipe da Direc e principalmente aos diretores e aos alunos que demonstraram amadurecimento nas duas competições”, disse Flor, que foi muito elogiada no evento por professores, diretores, estudantes e convidados.
O aniversário do centenário de Luiz Gonzaga foi lembrado durante todo o evento, com histórias, textos e músicas. Compositor, cantor, sanfoneiro e instrumentista, Luiz Gonzaga iria completar 100 anos em 13 de dezembro deste ano.
A banda Sala acompanhou os jovens cantores e a Filarmônica 24 de outubro abriu o evento homenagem ao rei do baião.